PGR
Programa de Gerenciamento de Riscos
A atualização da NR 1 do Ministério do Trabalho trouxe mudanças importantes na forma como as empresas devem gerenciar os riscos ocupacionais. A nova norma incluiu os riscos ergonômicos e de acidentes, além dos riscos ambientais. Também introduziu um novo programa de gestão de riscos, que é mais abrangente e integrado do que os antigos PPRA e PCMAT.
O novo programa de gestão de riscos é dividido em quatro etapas:
- Identificação dos riscos: A primeira etapa é identificar todos os riscos presentes na empresa, incluindo os riscos ambientais, ergonômicos e de acidentes.;
- Avaliação dos riscos: A segunda etapa é avaliar a gravidade e a probabilidade de cada risco.;
- Controle dos riscos: A terceira etapa é controlar os riscos identificados e avaliados. Isso pode ser feito através de uma variedade de medidas, como treinamento dos funcionários, fornecimento de EPIs, adoção de medidas de segurança e gerenciamento de mudanças.;
- Monitoramento: A quarta etapa é monitorar a eficácia das medidas de controle. Isso pode ser feito através de uma variedade de métodos, como inspeções, auditorias e registros de acidentes..
De acordo com as normas regulamentadoras, o PGR deve conter as seguintes informações:
- Riscos físicos, químicos e biológicos;
- Riscos de acidentes do trabalho;
- Ergonomia e organização do trabalho;
- Equipamentos de proteção individual de uso obrigatório;
- Atmosferas explosivas;
- Deficiências de oxigênio;
- Ventilação;
- Proteção respiratória;
- Riscos decorrentes da utilização de energia elétrica, máquinas, equipamentos, veículos e trabalhos manuais;
- Riscos decorrentes do trabalho em altura, em profundidade e em espaços confinados.