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PGR / GRO
Programa de Gerenciamento de Riscos

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um conjunto de procedimentos e medidas adotadas pelas empresas para identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais e ambientais presentes em suas atividades.

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Programa de Gerenciamento de Riscos

A atualização da NR 1 do Ministério do Trabalho trouxe mudanças importantes na forma como as empresas devem gerenciar os riscos ocupacionais. A nova norma incluiu os riscos ergonômicos e de acidentes, além dos riscos ambientais. Também introduziu um novo programa de gestão de riscos, que é mais abrangente e integrado do que os antigos PPRA e PCMAT.

O novo programa de gestão de riscos é dividido em quatro etapas:

  • Identificação dos riscos: A primeira etapa é identificar todos os riscos presentes na empresa, incluindo os riscos ambientais, ergonômicos e de acidentes.;
  • Avaliação dos riscos: A segunda etapa é avaliar a gravidade e a probabilidade de cada risco.;
  • Controle dos riscos: A terceira etapa é controlar os riscos identificados e avaliados. Isso pode ser feito através de uma variedade de medidas, como treinamento dos funcionários, fornecimento de EPIs, adoção de medidas de segurança e gerenciamento de mudanças.;
  • Monitoramento: A quarta etapa é monitorar a eficácia das medidas de controle. Isso pode ser feito através de uma variedade de métodos, como inspeções, auditorias e registros de acidentes..

De acordo com as normas regulamentadoras, o PGR deve conter as seguintes informações:

  • Riscos físicos, químicos e biológicos;
  • Riscos de acidentes do trabalho;
  • Ergonomia e organização do trabalho;
  • Equipamentos de proteção individual de uso obrigatório;
  • Atmosferas explosivas;
  • Deficiências de oxigênio;
  • Ventilação;
  • Proteção respiratória;
  • Riscos decorrentes da utilização de energia elétrica, máquinas, equipamentos, veículos e trabalhos manuais;
  • Riscos decorrentes do trabalho em altura, em profundidade e em espaços confinados.

Como a Integra SESMT pode contribuir para que sua empresa atenda a todos os requisitos legais:

Reconhecimento dos Riscos

Reconhecimento dos Riscos

Elaboração do Inventário de Riscos

Elaboração do Inventário de Riscos

Análise, Tratamento e Priorização dos Perigos

Análise, Tratamento e Priorização dos Perigos

Elaboração do Plano de Ação

Elaboração do Plano de Ação

Gerenciamento Contínuo do Laudo

Gerenciamento Contínuo do Laudo

Reunião de Todos os Programas de Prevenção

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