LTCAT
Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho
O Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho tem como objetivo avaliar riscos nocivos à saúde do trabalhador. As avaliações técnicas são realizadas de forma qualitativa e quantitativa a todos os agentes de riscos previstos no decreto nº 3.048/99, Quadro IV, além dos existentes no ambiente de trabalho. O LTCAT Atende a legislação previdenciária do INSS para fins de caracterização de aposentadoria especial e subsidia a empresa nas declarações de Informações à Previdência Social (GFIP) e elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). O LTCAT deve ser elaborado por um profissional habilitado, que pode ser um Engenheiro de Segurança do trabalho ou um médico do trabalho.
O LTCAT deve ser elaborado por um profissional habilitado, que pode ser um Engenheiro de Segurança do trabalho ou um médico do trabalho. O laudo deve conter informações sobre os seguintes aspectos:
- Identificação da empresa e do trabalhador;
- Identificação do profissional responsável pela elaboração do laudo;
- Descrição das atividades desenvolvidas pelo trabalhador;
- Identificação dos agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho;
- Avaliação da exposição do trabalhador aos agentes nocivos;
- Proposição de medidas de controle dos agentes nocivos.
Para que serve o LTCAT?
O LTCAT serve para comprovar a exposição do trabalhador aos agentes insalubres ou perigosos. Essa comprovação é necessária para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria especial, que é uma aposentadoria concedida com tempo de contribuição reduzido.
Além disso, o LTCAT também é utilizado para:
- Realizar a análise e controle dos riscos ambientais;
- Desenvolver medidas de proteção dos trabalhadores;
- Elaborar o Programa Gerenciamento de Riscos (PGR);
- Realizar a perícia médica do INSS..